sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ata da 123ª reunião do CMC - realizada em 08 de agosto de 2011

  Ata Nº 123 / 2011
 
Aos oito dias do mês de agosto de 2011, às 17h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Vila Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura. Os conselheiros Elizabeth Silveira Schmidt, Larissa Mongruel, Loreni Menger dos Santos, Juliano Axt, Fábio Augusto Ansolin, Jussara Chaves Pedroso, Mário Roberto Stinghen, Adriana Suarez,José Fernando de Meira, Antonio Francisco Gomes da Silva, Carlos Fontes Neto e Diego Juraski Pereira da Silva justificaram  previamente a ausência.  Participaram da reunião, assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Luiz Cirillo Barbisan, Ricardo Queiróz Bucco, Myrna Mariza Kossatz, Anelissa Bach, Alessandra Bucholdz, Emerson Luiz Gomes Carneiro, Rafael Schoenherr, Sérgio Luiz Gadini, Lucília Ester Tramontin, Cíntia Xavier, Sebastião Natálio, Carlos Alexandre Martins Schnneider, Hélcio Kovaleski, Terezinha Geni Musardo, Márcia Braga Delfino Moreira. Dando início à reunião o conselheiro Cirillo Barbisan colocou em discussão a ata da reunião anterior a qual foi aprovada com as alterações solicitadas. Em seguida entraram em discussão os itens da pauta: 1)Compilação e finalização do texto da 12ª Conferência Municipal de Cultura: O Sr. Cirillo Barbisan informou que na reunião do dia 18 de julho compareceram apenas os conselheiros Terezinha Muzardo e Carlos Fontes Neto e que o trabalho de compilação progrediu mas não foi finalizado. Faltam ainda Artes Cênicas e Artes Plásticas. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 10 de agosto às 10H para o arremate dos trabalhos, lembrando que estas informações farão parte do Plano Municipal de Cultura. 2) Nova Lei do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura: A comissão formada pelos conselheiros Sérgio Gadini, Hélcio Kovaleski, Cintia Xavier, Rafael Schoenherr e Cirillo Barbisan programou para o dia 10 de agosto, às 14h30, uma visita aos vereadores para apresentar a lei e solicitar agilidade na tramitação na Câmara. 3) Plano Municipal de Cultura: O Sr. Cirillo Barbisan informou aos presentes que os funcionários da SMCT estão preparando o levantamento das atividades culturais e dos espaços culturais mantidos pelo município para o diagnóstico do desenvolvimento da cultura em Ponta Grossa. Ressaltou que para a elaboração do diagnóstico há a necessidade de se incluir as atividades culturais e os espaços mantidos por toda a comunidade, ou seja, clubes, sindicatos, igrejas, associações culturais, associações de moradores, associações de classe, grêmios estudantis, centros acadêmicos, estabelecimentos de ensino, movimentos sociais, empresas, entre outras organizações. Os conselheiros se comprometeram a buscar informações junto aos seus representados para  inclusão no diagnóstico, que deverão ser repassadas à coordenação da comissão até o dia 25 de agosto. Ficou marcada uma reunião da comissão formada pelos conselheiros Rafael Schoenherr, Cirillo Barbisan, Sebastião Natálio e Cintia Xavier para o dia 26 de agosto, às 09 horas, na sede da SMCT para avaliar o andamento da elaboração do Plano. 4) Blog: Ficou decidido que ate o dia 17 de agosto, o Sr. Ricardo Bucco abrirá um espaço no Blogspot para hospedar o blog para que  todos os aparelhos que tenham conexão com a internet possam acessar o blog da cultura, que inicialmente será abastecido de informações pelos funcionários da SMCT, enquanto não se viabiliza a forma de contratação de um estagiário para esta finalidade.  Os conselheiros Sérgio Gadini e Rafael Shoenherr propuseram uma estrutura básica contendo todas as atas e documentos já existentes no conselho tais como regimento, compilação do texto da conferência, editais, links de editais federais, programação cultural, convocações e pautas, resultados da conferência estadual de cultura entre outros. 5) Espetáculo “Estação Saudade”: O Conselheiro Hélcio Kovaleski informou aos presentes que nos meses de junho e julho foram realizadas 11 apresentações do espetáculo e que hoje, houve mais uma apresentação no Observatório do Campus de Uvaranas da UEPG para os alunos do Curso de História. 6) Edital de Circulação de espetáculos de Dança: O conselheiro Cirillo Barbisan informou aos demais presentes que o prazo de inscrição foi dilatado até 10 de agosto e a avaliação da qualidade coreográfica dos espetáculos concorrentes será no dia 14 de agosto no Cine Teatro Ópera. 7) Edital de Circulação de espetáculos de teatro: Os conselheiros Carlos Schnneider e Cirillo Barbisan informaram o recebimento do Projeto “Hotel” de Scheila Iarenczchuk Oniski, RG 10.004.877, CPF 060.288.519-14, o qual foi aprovado para receber o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), seguindo os critérios do edital de circulação de espetáculos de teatro. As apresentações do espetáculo serão realizadas no Auditório do Centro de Cultura, Teatro Ópera e Teatro Pax. 8) Moção de apoio à continuidade do Curso Técnico de Artes Cênicas do Colégio Senador Correia: Os conselheiros Wilton Paz e Carlos Schnneider relataram as dificuldades que o curso de Artes Cênicas do Colégio Senador Correia está tendo para se manter em funcionamento, devido ao desinteresse da direção do colégio em divulgar a existência do curso e abrir novas turmas. Os referidos conselheiros propuseram e o CMC aprovou uma moção de apoio à continuidade do Curso a ser encaminhada à direção do Colégio e ao Núcleo Regional de Educação. Os conselheiros proponentes se comprometeram a elaborar o texto da moção para análise e aprovação na próxima reunião. 9) Seleção dos ilustradores para literatura infanto-juvenil: O Conselheiro Sebastião Natálio informou aos presentes que foi realizada uma reunião, no último dia 03, no Centro de Cultura, com artistas do segmento de Artes Plásticas, onde estiveram também presentes as conselheiras Adriana Suarez e Suzana Paczcowski, ocasião em que foram definidos os critérios de escolha dos ilustradores dos livros do concurso de Literatura Infanto-juvenil. Informou que os trabalhos estão sendo organizados pela conselheira Adriana Suarez e já estão em andamento. Informou também que nessa reunião foram analisados e avaliados os resultados dos editais da área e foram coletadas propostas para a elaboração dos editais de 2012. 10) Valor do saldo disponível no FEPAC para 2011: Atendendo à solicitação do conselheiro Sérgio Gadini, o Sr. Cirillo Barbisan informou aos presentes que o FEPAC tem um saldo disponível para o ano de 2011 no valor de R$ 26.200,00 (vinte e seis mil e duzentos reais), lembrando que além deste valor há também R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) do prêmio que não foi concedido do 5º Salão de Artes Plásticas. 11) Reativação do Projeto “Sexta às Seis”: O Conselheiro  Ricardo Queiróz Bucco informou aos demais presentes que as fichas de inscrição para as bandas participarem do projeto estão disponíveis no site da Prefeitura e há previsão de início do projeto para a primeira quinzena do mês de setembro. 12) Proposta de edital para circulação de Bandas de Rock: Os conselheiros Ricardo Queiróz Bucco e Rafael Schoenherr apresentaram uma proposta para realização de um festival de bandas de rock com o objetivo de divulgar, oportunizar a gravação e circulação das bandas de rock da cidade, utilizando recursos do FEPAC. Este festival será realizado aproveitando o público participante do Encontro de Motos “Easy Road”, realizado por várias entidades com a parceria do Departamento de Turismo da SMCT. O projeto consiste na realização de um festival de bandas, gravação em CD de músicas das melhores classificadas e apoio para circulação das três primeiras colocadas em cidades do Paraná. Após análises, avaliações e debates a proposta foi aprovada e poderá utilizar R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) do Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais e o evento receberá o nome de Festival de Bandas de Rock “Geração Easy Rock”. Os conselheiros do segmento de música finalizarão o texto do edital e a SMCT providenciará o processo de licitação para as despesas necessárias. A Comissão Organizadora será composta pelos conselheiros Rafael Schoenherr, Newton Schnner Jr. e Ricardo Bucco, além de outros funcionários da SMCT. 13) Edital de Concurso de Ensaio Fotográfico e Videodocumentário Bandas de Rock: A conselheira Cintia Xavier apresentou uma proposta para a área de fotografia e de videodocumentário acoplada à realização do Festival de Bandas “Geração Easy Rock” com dois concursos: o primeiro para ensaios fotográficos e o segundo para videodocumentários, focando o Festival. A idéia principal, além de estimular o trabalho de fotógrafos e documentaristas é de registrar, documentar e disponibilizar para os arquivos históricos como a casa da Memória e o Museu Campos Gerais entre outras, imagens que farão parte da memória cultural da cidade. Após análises, avaliações e debates a proposta foi aprovada e poderá utilizar recursos do FEPAC no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para premiar os três primeiros colocados para o concurso de ensaios fotográficos, R$ 6.000,00 (seis mil reais) para premiar os três primeiros colocados no concurso de videodocumentários e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para a comissão julgadora que avaliará os dois concursos. Os conselheiros do segmento de cine-foto-vídeo finalizarão o texto do edital e a Comissão Organizadora será composta pelos conselheiros Cintia Xavier, Hélcio Kovaleski, Cirillo Barbisan e Ricardo Bucco além de outros funcionários da SMCT. 14) Coletânea de Videodocumentários 2010 – Paraílio Cunha: A Conselheira Cintia Xavier informou aos presentes que está programando em conjunto com funcionários da SMCT, o lançamento da Coletânea de Videodocumetários 2010 – Paraílio Cunha, na associação de Moradores do Conjunto Habitacional Monteiro Lobato, local onde o Sr. Paraílio viveu as últimas décadas da sua vida. Assim que a data estiver confirmada será divulgada para que todos possam prestigiar. 16) Editais 2012: O Sr. Cirillo Barbisan alertou os presentes que o ano de 2012 será o último ano de administração do Prefeito Pedro Wosgrau Filho e que é importante terminar a gestão sem deixar restos a pagar para o próximo prefeito, além de otimizar o uso dos recursos do FEPAC. Como a aplicação do fundo depende também de licitações para serviços de terceiros para que os projetos aconteçam e prevendo que essas licitações tem um longo processo e em alguns casos tem de ser realizadas mais de uma vez, o Sr. Cirillo sugeriu que os conselheiros consultem os seus segmentos para avaliação dos editais já realizados para colherem sugestões para alterações, ou extinção, ou proposição de novos editais que estejam afinados às necessidades e possibilidades dos artistas, produtores e do público, com a finalidade de se apresentar, aprovar e publicar os editais de 2012 até o mês de outubro para que os projetos resultantes possam ser finalizados e pagos até novembro de 2012. O Conselheiro Sérgio Gadini solicitou ao Sr. Cirillo Barbisan que enviasse aos demais conselheiros as listas de cadastro dos artistas e produtores de todos os segmentos que participaram da última conferência, para que se possa convocá-los para as reuniões. O Conselheiro Sebastião Natálio informou que o segmento de Artes Plásticas realizou a sua reunião no dia 03 de agosto. 17) Regimento Interno do CMC: O Conselheiro Sérgio Gadini solicitou ao Sr. Cirillo Barbisan o envio do Regimento Interno do CMC a todos os conselheiros. Nada mais havendo a tratar, encerraram-se os trabalhos finalizando a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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