sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATA da 119ª Reunião do CMC – realizada em 11 de abril de 2011.

   
Ata Nº 119 / 2011
Aos onze dias do mês de abril de 2011, às 17h00, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Vila Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura. Os conselheiros Annelise Tozetto, Alessandra Bucholdz, Fabiana Sabedotti, Débora Wolff, Rodrigo Kiwiatkovski da Silva, justificaram previamente a ausência.  Participaram da reunião os seguintes conselheiros: Elizabeth Silveira Schmidt, Jairo Ferreira, Rafael Schoenherr, Hélcio Kovaleski, Heloisa Frehse Pereira, Carlos Maio, Márcia Sielski, Márcia Ferreira, Maria Arlete Wadeck, Antonio Francisco Gomes da Silva, Thaís Marcondes e Ricardo Queiróz Bucco e o assessor do CMC, Luiz Cirillo Barbisan. A Presidente do CMC Elizabeth Silveira Schmidt abriu a reunião com uma nota de pesar, fazendo uma homenagem ao Conselheiro Vitor Hugo Gonçalves, falecido em acidente automobilístico no dia 28 de março.  Em seguida foi colocada em discussão o teor da ata de número 118 da reunião ordinária do mês de março de 2011 a qual foi aprovada. Na seqüência entraram em discussão os itens da pauta: 1) Continuidade do projeto de produção e apresentações do espetáculo “Estação Saudade”: A Conselheira Heloisa Frehse Pereira solicitou que constasse na ata da reunião de hoje o detalhamento do projeto de produção e apresentações do espetáculo “Estação saudade” aprovado na última reunião do Conselho, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). O Sr. Cirillo Barbisan informou que foi acordado com a equipe que desenvolverá o projeto de que serão realizadas apresentações em 12 finais de semana, aos sábados e domingos, no Teatro Ópera B ou no Auditório do Centro de Cultura para iniciar um projeto de programação constante de teatro nos finais de semana e também serão apresentadas mais três sessões semanais durante 12 semanas em escolas, preferencialmente próximas aos pólos do Programa Atitude, e outras localizadas em bairros da cidade, dentro do projeto de descentralização das atividades culturais, estando previstas um total de 60 (sessenta) apresentações do espetáculo “Estação saudade”. 2) Edital de ocupação das Galerias administradas pela SMCT: O Sra. Elizabeth Schmidt informou aos demais presentes que houve apenas quatro inscrições para a ocupação das galerias, sendo duas de artistas locais. Ficou decidido que a equipe da divisão de artes visuais da SMCT poderá receber solicitações de uso das galerias fora do edital e poderá convidar artistas para preencher a programação. 3) 5º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa: A Secretária Elizabeth Schmidt informou que no último dia 02 de abril foi realizada a pré seleção das obras concorrentes aos prêmios do salão 2011 em homenagem a artista plástica Sizinha Ferreira e ao 100º aniversário da galerista Carol Ferreira. A comissão julgadora é formada pelos críticos de arte Nilza Procopiak e João Henrique do Amaral e pelo artista plástico Edilson Viriato. Participaram 106 artistas, sendo 60 do Paraná, 24 de São Paulo, 06 de Santa Catarina, 04 do Espírito Santo, 03 de Goiás, 03 do Rio Grande do Sul, 02 do Rio de janeiro e 01 do Distrito Federal, que enviaram 350 trabalhos e foram selecionadas para a segunda etapa 103 obras de 36 artistas. Apenas 12 artistas de Ponta Grossa se inscreveram e 05 foram selecionados. A avaliação definitiva do salão será realizada no dia 30 de abril. 4) Edital Arte da Indústria: A presidente Sra. Elizabeth informou que apenas cinco artistas se inscreveram para as dez vagas possíveis do edital “Arte na Indústria” para exposições na galeria do SESI e em Indústrias da cidade. Ficou decidido que a equipe da divisão de artes visuais da SMCT convidará outros artistas para preencher a programação. 5) Editais dos Concursos Nacionais de Contos, Poesias e Crônicas: A Sra. Elizabeth Schmidt informou aos presentes que os concursos literários de Contos, Poesias e Crônicas de 2011 estão sendo um grande sucesso. Houve 604 poesias, 559 contos e 298 crônicas inscritas de escritores de todo o Brasil. 6) Concurso Nacional de Literatura Infanto Juvenil:  A Sr. Elizabeth Schmidt informou também que o Concurso de Literatura Infanto Juvenil teve 43 inscrições na categoria nacional e 08 na categoria local, sendo 04 no grupo 1 e 02 nos grupos 2 e 3. Assim sendo, o CMC decidiu prorrogar as inscrições da categoria local até 31 de maio para que se possa receber novas inscrições. 7) Livros dos Concursos Literários 2009 e 2010: A Secretária Elizabeth Schmidt apresentou a todos os presentes os livros do Concurso de Pesquisa Histórica e a Antologia dos Concursos de Contos e Poesias de 2009 e também o livro da Antologia dos Concursos de Contos, Poesias e Crônicas e os Seis livros do Concurso de Literatura Infanto Juvenil de 2010, que hoje foram entregues pela gráfica, presenteando os conselheiros com um exemplar de cada obra. Estes livros serão distribuídos para bibliotecas e também utilizados em vários programas de difusão da leitura. 8) Biblioteca Pública Municipal: Atendendo a solicitação do CMC a Sra. Giselle França, atual diretora da Biblioteca Pública Municipal Bruno Enei, fez um relatório sobre as atuais condições físicas, a situação do acervo, e o fluxo de usuários e também relatou quais são as medidas emergenciais que estão sendo tomadas para minimizar os problemas diagnosticados, enquanto a biblioteca não é transferida para o novo prédio. Apresentou também projetos desenvolvidos pela Biblioteca: “Leitura Pegando Carona” desenvolvido em parceria com a D. Paschoal e a Viação Campos Gerais, com previsão de expansão para outras empresas de transporte de passageiros; “Levando Pra Casa” onde são doados para a comunidade livros que são recebidos como doação e não são adequados para o acervo da biblioteca; “Leitura na Terceira Idade” onde a biblioteca disponibiliza funcionários e acervo para salas de leitura nos de Centros de Convivência de Idosos em vários bairros da cidade e “Contação de Histórias” realizado para grupos de alunos com agendamento prévio na sede da Biblioteca. A diretora da Biblioteca se comprometeu a enviar para todos os conselheiros os relatórios  estatísticos dos últimos cinco anos sobre o fluxo de usuários e o volume de empréstimo. A Secretária Elizabeth Silveira Schmidt informou que a Câmara Municipal aprovou uma Lei denominando de Jovanni Pedro Masini o Complexo Cultural onde estará a nova biblioteca, ressaltando que a Biblioteca continuará com o mesmo nome “Bruno Enei” e o Centro de Música continuará homenageando o Maestro Paulino Martins Alves. Informou também que as arquitetas Cristina Motti e Vanessa Vergani, com a assessoria do Bibliotecário Elson Heraldo Ribeiro Jr., estão preparando os projetos para o mobiliário, equipamentos e acervo do novo prédio. O conselheiro Rafael Schoenherr, sugeriu a criação de uma comissão que faria uma curadoria para aquisição de novas obras para o novo acervo. 9) Nova Lei do CMC e do FMC: o Sr. Cirillo Barbisan informa que o processo da Lei continua retido na Secretaria Municipal de Finanças e a Sra. Elizabeth informa que já conversou com o Secretário Mocelin para que apresentasse o seu parecer  e desse continuidade ao processo, o que ainda não aconteceu. Mediante essa morosidade, o CMC sugere a busca de outras alternativas para encaminhar o projeto de lei para a Câmara Municipal.10) 12ª Conferência Municipal de Cultura: A presidente do Conselho, Elizabeth Schmidt informou aos presentes que não estará na cidade no período da Conferência Municipal de Cultura por conta de compromissos para representar a cidade em eventos de divulgação turística na última semana de abril e solicitou que o Conselho indicasse um de seus membros para presidir a Conferência. O CMC decidiu que todos os conselheiros estarão presentes e presidirão os trabalhos das reuniões setoriais dos seus segmentos e que a plenária final será presidida pelo conselheiro Rafael Schoenherr. Em seguida foi discutido e aprovado o regimento interno da Conferência, destacando que o cronograma das reuniões setoriais ficou assim estabelecido: Dia 25 de abril – Ares Populares; dia 26 de abril – Ares Cênicas; dia 27 de abril – Artes Visuais; dia 28 de abril – Música; dia 29 de abril – Literatura, todas no Centro de Cultura. A plenária final será no dia 30 de abril, na sede do SESC de Ponta Grossa. 11) Semana da Cultura Bruno e Maria Enei: A Secretária Elizabeth Schmidt informou aos presentes que a Semana da Cultura foi transferida para o período de 07 a 15 de maio para que os funcionários da SMCT tenham mais tempo para organizar a programação, visto que todos estarão envolvidos com a Conferência na ultima semana de abril. Na sequência os conselheiros propuseram e aprovaram os seguintes nomes para receber as homenagens do evento: para receber o “Prêmio Jacob Holzmann”, na área da música, foi indicada e aprovada a Banda da 5ª Brigada de Infantaria sediada no 13º Batalhão de Infantaria Blindada de Ponta Grossa; para receber o “Prêmio Anita Philipowski”, na área da literatura, foi indicado e aprovado o Prof. Laertes Larocca; para receber o “Prêmio João Pilarski”, na área das Artes Visuais, foi indicado e aprovado o Sr. Miguel Nicolau Abib  e para receber o “Mérito Cultural Ribas Silveira” foram indicados e aprovados o Sr. Domingos Silva Souza, o Prof. Antonio João Teixeira e o Sr. Carlos Mendes Fontes Neto. Haverá também uma homenagem especial para a Sra. Carol Ferreira alusiva ao seu 100º aniversário, enaltecendo a sua trajetória artística e o seu trabalho focado no desenvolvimento cultural de nossa cidade. Nada mais havendo a tratar, encerraram-se os trabalhos, finalizando a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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