sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATA da 120ª Reunião do CMC – realizada em 23 de maio de 2011.

 Ata Nº 120 / 2011
Aos vinte e três dias do mês de maio de 2011, às 17h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Vila Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura. Os conselheiros Elizabeth Silveira Schmidt, Larissa Mongruel, Loreni Menger dos Santos, Anelissa Bach, Emerson Gomes Carneiro e Paulo Sérgio dos Santos justificaram previamente a ausência.  Participaram da reunião, assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Luiz Cirillo Barbisan, Ricardo Queiróz Bucco, Myrna Mariza Kossatz, Wilton Correa Paz, Alessandra Bucholdz, Juliano Axt, Fábio Augusto Ansolin, Maria de Fátima Pacheco Rodrigues, Jussara Chaves Pedroso, Mário Roberto Stinghen, Rafael Schoenherr, Newton Schnner Jr., Sérgio Luiz Gadini, Maria Helena Oliveira Costa, Cíntia Xavier, Fabiane Bogdanovicz, Adriana Suarez, Sebastião Natálio, Suzana Paczkowski, Carlos Alexandre Martins Schnneider, Hélcio Kovaleski, José Fernando de Meira, Terezinha Geni Musardo, Antonio Francisco Gomes da Silva, Silvana Aparecida Santos Silva, Carlos Mendes Fontes Neto e Diego Juraski Pereira da Silva. O Sr. Cirillo Barbisan abriu a reunião justificando a ausência da presidente Elizabeth Silveira Schmidt e das representantes do Departamento de Turismo da SMCT que estão recepcionando e acompanhando a equipe do Ministério do Turismo que está na cidade para uma agenda de trabalhos. Em seguida deu boas vindas aos novos conselheiros que farão parte do Conselho Municipal de Cultura no período de maio de 2011 até abril de 2013, que é formado pelas seguintes pessoas: Presidente: Elizabeth Silveira Schmidt; representando o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Luiz Cirillo Barbisan (Titular), Ricardo Queiróz Bucco (1º Suplente) e Myrna Mariza Kossatz (2º Suplente); representando o Departamento de Turismo da SMCT: Larissa Mongruel (Titular), Loreni Menger dos Santos (1º Suplente) e Anelissa Bach (2º Suplente); representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG: Wilton Correa Paz (Titular), Carlos Alberto Maio (1º Suplente) e Elizabeth Johansen (2º Suplente); representando a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa - ACIPG:Alessandra Bucholdz (Titular), Cléo Smiguel (1º Suplente) e Osni Mongruel Jr. (2º Suplente); representando o Sistema S (SESI – SESC – SEST – SEBRAE): Juliano Axt (Titular), Fábio Augusto Ansolin (1º Suplente) e Andrea Sant’Anna (2º Suplente); representando a União das Associações de Moradores de Ponta Grossa - UAMPG: Emerson Luiz Gomes Carneiro (Titular), Paulo Sérgio dos Santos (1º Suplente) e Marcos Antonio Levandoski (2º Suplente); representando o Conselho Municipal de Educação: Maria de Fátima Pacheco Rodrigues (Titular), Jussara Chaves Pedroso (1ºSuplente) e Circe Colleone (2º Suplente); representando o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural: Mário Roberto Stinghen (Titular), David Wagner (1ºSuplente) e Acylino Luiz Chemin (2º Suplente). Todos os nomes acima citados foram apresentados e homologados na 12ª Conferência Municipal de Cultura. A seguir serão relacionados os conselheiros que foram eleitos para representar os sete segmentos culturais que também foram definidos naquela ocasião como determinou o Regimento Interno da 12ª Conferência Municipal de Cultura realizada de 25 a 30 de abril de 2011: representando o segmento de MÚSICA: Rafael Schoenherr (Titular), Newton Schnner Jr. (1º Suplente) e Vander Della Colleta Moreno (2ºSuplente); representando o segmento de LITERATURA: Sérgio Luiz Gadini (Titular), Lucília Ester Tramontin (1º Suplente), Maria Helena Oliveira Costa (2º Suplente), Bruno Scuissiato (3º Suplente) e Silmara Aparecida Rodrigues (4º Suplente); representando o segmento de CINE-FOTO-VÍDEO:Cíntia Xavier (Titular), Fabiane Kravutschke Bogdanovicz (1º Suplente), Helly Elizabeth Bowens (2º Suplente), Andresa Liriane Jacobs (3º Suplente) e Manoel Moabis Pereira dos Anjos (4º Suplente); representando o segmento das ARTES PLÁSTICAS: Adriana Suarez (Titular), Sebastião Natálio da Silva Filho (1º Suplente), Michele Freire Rodrigues (2º Suplente), Adriane Gonçalves Puccini (3º Suplente), Suzana Paczkowski (4º Suplente); representando o segmento das ARTES CÊNICAS: Carlos Alexandre Martins Schnneider (Titular), Hélcio Kovaleski (1º Suplente), José Fernando de Meira (2º Suplente), Wilton Correa Paz (3º Suplente) e Terezinha Geni Musardo (4º Suplente); representando os segmento das ESCOLAS DE SAMBA E HIP-HOP: Antonio Francisco Gomes da Silva (Titular), Silvana Aparecida Santos Silva (1º Suplente), Márcia Braga Delfino Moreira (2º Suplente), Leocádia Aparecida Ribeiro Drago (3º Suplente), Leandro Cornélio Barczcz (4º Suplente); representando o segmento das  CULTURAS POPULARES: Carlos Mendes Fontes Neto (Titular), Diego Juraski Pereira da Silva (1º Suplente), Carmi Luiza Jasper (2º Suplente), Wesley Dalcol Leite (3º Suplente) e Simone Pinheiro Almeida (4º Suplente). Em seguida foi lida a ata da reunião anterior para conhecimento do novo conselho, visto que a aprovação da ata será feita pelos presentes na última reunião do CMC. Na sequência entraram em discussão os itens da pauta: 1) Definição dos trabalhos de secretaria do CMC: Ficou decidido que os trabalhos de secretaria do Conselho Municipal de Cultura serão feitos pelos conselheiros Luiz Cirillo Barbisan e Myrna Mariza Kossatz e que as atas deverão ter um texto objetivo, constando a resolução final sobre os assuntos propostos e as opiniões pessoais ou votos em separado só serão registrados quando solicitados. 2) Regimento Interno do CMC: Decidiu-se que os conselheiros analisarão o atual Regimento Interno e proporão alterações na próxima reunião para melhor adequação dos trabalhos dentro da atual legislação e quando for aprovada a nova Lei do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura será realizada outra reformulação para atender a nova Lei. 3) Definição da data e horário das reuniões do CMC: Ficou decidido que as reuniões ordinárias do CMC serão realizadas nas segundas-feiras, na segunda semana de cada mês, no horário das 17 horas, com duração máxima de duas horas. 4) Compilação e finalização do texto da 12ª Conferência Municipal de Cultura: Ficou decidido que o texto de cada reunião setorial será compilado pelos conselheiros dos segmentos afins e será discutido na próxima reunião do CMC, para agilizar a finalização do texto das políticas culturais e das ações prioritárias da última conferência para que o mesmo possa ser disponibilizado para a comunidade.5) Nova Lei do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura: o Sr. Cirillo Barbisan informa que o processo da Lei continua na Secretaria Municipal de Finanças, aguardando o parecer do Secretário. Como na reunião anterior, o CMC sugeriu a busca de outras alternativas para encaminhar o projeto de lei para a Câmara Municipal e houve uma moção aprovada na Conferência do dia 30 de abril sobre o mesmo tema, foi criada uma comissão formada pelos conselheiros Sérgio Gadini, Hélcio Kovaleski, Cintia Xavier, Rafael Schoenherr e Cirillo Barbisan para entregar ao Presidente da Câmara Municipal a minuta da Lei do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura. 6) Audiência Pública sobre a nova Lei Estadual de Incentivo à Cultura: Foi proposta e aprovada a formação de uma comissão para representar o Conselho Municipal de Cultura na última Audiência Pública, em Curitiba. O Sr. Cirillo Barbisan informa que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dispõe apenas de um veículo com capacidade para quatro pessoas para esta comitiva; o conselheiro Wilton Paz comprometeu-se de contatar a UEPG para empréstimo de um veículo maior daquela instituição para o transporte e dará notícias na próxima reunião. Colocaram-se à disposição para fazer parte desta comissão as seguintes pessoas: Wilton Correa Paz, Suzana Paczkowski, Cirillo Barbisan, Newton Schnner Jr., Carlos Alexandre Martins Schnneider e Diego Juraski Pereira da Silva e José Fernando de Meira. 7) Proposta de criação de um Blog do Conselho Municipal de Cultura: foi sugerida pelo Conselheiro Rafael Schoenherr a criação e manutenção de um blog para divulgar as propostas e decisões do CMC com link no sitio da Prefeitura Municipal, justificado pela demanda de informações apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Cultura e os conselheiros Cintia Xavier e Sergio Gadini sugeriram a contratação de um estagiário do curso de comunicação para manter a sua atualização. Após apreciação, a proposta foi aprovada e a Secretaria de Cultura ficou de encaminhar tal demanda, junto aos setores administrativos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. 8) Proposta de afixar contatos do CMC no site da Prefeitura de Ponta Grossa: sugerido pelos presentes que seja incluído no site da Prefeitura um endereço para contatos com o CMC e seus membros. 9) Comissão Julgadora do Concurso de Vídeo-Documentário 2011: Os conselheiros Rafael Schoenherr e Cintia Xavier apresentaram para avaliação do CMC, a Comissão Julgadora do Concurso de vídeos-documentários “Lugares de Ponta Grossa”, que no ano de 2011 presta homenagem ao Sr. João Ostrovski, composta pelas seguintes pessoas: Eduardo Baggio, documentarista e professor Universitário; Silvana Fontana, cineasta, jornalista e integrante da Cooperativa de Cinema e Mídias Digitais e Sandra Nodari, jornalista, sendo esta comissão aprovada pelos demais presentes. 10) Lançamento da Coletânea de Vídeos do Concurso 2010: para o lançamento da coletânea o conselheiro Rafael Schoenherr  propôs que seja marcada uma nova data, dentro do “Festival de Inverno” e que seja  encaminhado aos familiares do Sr Paraílio e aos realizadores, músicos, compositores e grupos musicais objetos dos documentários, o convite anexado das cópias dos vídeos; e também a divulgação do evento através de apresentações em escolas e também a apresentação dos vídeos no Núcleo Monteiro Lobato, local em que residia o Sr. Paraílio, para moradores do Núcleo e região. 11) Alteração no regulamento do Salão de Inverno de 2011: Foi aprovada a alteração no tema do Salão de Inverno de 2011 de Artes Plásticas que passará a ser livre para facilitar a participação dos artistas.12) Alteração no regulamento do Salão Jovem de 2011: Foi aprovada a alteração no nome do Salão Jovem de Pintura em Tela, que passará a ser Salão Jovem de Artes Visuais, contemplando obras em vários suportes e também fotografia, arte digital e vídeoarte. 13) Resultado do 5º Salão de Artes Plásticas 2011 – “Sizinha Ferreira e Carol Ferreira”: O Sr. Cirillo Barbisan informou aos demais presentes o resultado do 5º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa, que nesta edição foi aberto para a participação de artistas de todo o Brasil. Participaram da Comissão Julgadora os críticos de arte Nilza Procopiak e João Henrique do Amaral e o artista plástico Edilson Viriato.  Na primeira fase o julgamento foi através de fotos da obras, realizado no dia 02 de abril na qual participaram 106 artistas dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal com cerca de 350 obras e foram selecionados 36 artistas com 103 obras. Entre os artistas participantes da primeira fase, 12 eram da cidade de Ponta Grossa e 05 foram selecionados. Na segunda fase realizada no dia 30 de abril, a Comissão Julgadora selecionou 52 obras de 29 artistas, sendo 21 do Paraná, 05 de São Paulo, 01 do Rio de Janeiro, 01 de Goiás e 01 do Espírito Santo e concedeu “Menções Honrosas” para as obras “Identidade 14” de Odil; “Anexo I, II e III” de Jayabujamra; “Não só de amor nós vivemos I, II e III” de Rodolfo Bordel Pitarello. Na categoria Nacional a Comissão concedeu os três prêmios aquisição da SMCT no valor de R$ 1.200,00 cada, para as seguintes obras: “Escadas para o céu III” de Ana Serafin; “Rua Monsenhor, 01” de Daniel Escudero e “Transformação” de Ana Muller. Na categoria Local a Comissão concedeu apenas dois dos três prêmios aquisição da SMCT no valor de R$ 1.200,00 cada, para as seguintes obras: “Praça Ambiental” de Marcelo Schimaneski e “Obesidade” de Luciane Silva Navarro. A Comissão Julgadora também propôs ao Conselho Municipal de Cultura, na ata do 5º Salão, a transferência do prêmio aquisição que não foi concedido na categoria Local para a obra “Visão do Arquiteto” de Silvana Coelho. O CMC, tendo em vista que no texto da ata do 5º Salão não havia nenhuma justificativa sobre a não concessão do prêmio local, já que existem mais dois artistas locais selecionados para fazerem parte da mostra do salão e que também não havia uma justificativa sobre as vantagens de se premiar e adquirir a obra proposta, o CMC decidiu solicitar à Comissão Julgadora que esclareça, justifique e defina esta situação, dentro das suas atribuições e dando cumprimento ao edital. 14) Reativação do “Projeto Sexta às Seis”: O conselheiro Rafael Schoenherr propôs a discussão da volta da realização do Projeto “Sexta às Seis” que foi uma das demandas do setor de música na 12º Conferência Municipal de Cultura. Os conselheiros Cirillo Barbisan e Ricardo Bucco fizeram um breve relato do projeto que teve início no ano 1989 e tinha como objetivo oferecer espetáculos culturais para os usuários do transporte público da cidade, enquanto esperavam pelos ônibus que ficavam superlotados no horário das 18 às 19 horas, podendo utilizar o transporte depois do espetáculo com um fluxo menor de passageiros. Nesta primeira fase o projeto foi realizado até 1992, voltando a ser realizado em 2005 no mesmo local de origem, onde já não havia mais a concentração de pontos de ônibus depois da criação do Terminal Central de Transporte Urbano da cidade. Nesta nova fase foram realizados espetáculos de dança, folclore, e música de diversos estilos onde o POP e o Rock se tornaram os preferidos pelo público do projeto. Em 2008 o projeto foi novamente paralisado motivada pela intensa manifestação dos vizinhos (Colégio Regente Feijó, Igreja do Rosário e moradores do Edifício Princesa) e imprensa, reclamando da intensidade do volume sonoro e do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. Para a continuidade do projeto sem maiores transtornos, a SMCT propôs o retorno deste projeto na Praça Faris Michaeli, anexa ao Centro de Cultura, onde há uma estrutura confortável e segura para a realização destes espetáculos onde o espaço é fechado possibilitando um melhor controle , estimulando o uso da praça também  para outros eventos. A conselheira Cintia Xavier sugeriu que esta atividade na Praça Faris Michaeli tivesse um outro nome já que as características do projeto são diferentes. Após o debate entre os presentes ficou decidido que o retorno do “Projeto Sexta às Seis” deverá ser realizado na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, local original do evento, tomando-se todas as providências junto aos órgãos competentes para prevenir todas as situações que motivaram a paralisação do projeto tais como segurança, compatibilidade de horários com as atividades da Igreja do Rosário e do Colégio Regente Feijó, consumo de bebidas alcoólicas por menores, entre outras. 15) Comissão Julgadora do Edital Poesia no ônibus 2011: Decidiu-se que a Comissão Julgadora do Edital Poesia no Ônibus 2011 – Poetas do Comércio – realizado em parceria com o SESC será composta por duas pessoas indicadas pelo SESC e pelos conselheiros Maria Helena Oliveira Costa e Bruno Scuissiato. 16) Comissão Julgadora do Editais de Literatura 2011: O Departamento de Literatura da SMCT, depois de receber sugestões de entidades e escritores e de contatar as várias pessoas indicadas sobre a disponibilidade e interesse de compor as comissões julgadoras, apresentou e o CMC aprovou os seguintes nomes para o Concurso de Contos: Miguel Sanches Neto, escritor e professor da UEPG; Rosana Apolônia Harmuch, professora da UEPG; Arlene Sant’Ana, professora da UEPG. Para o Concurso de Poesias foram aprovadas as seguintes pessoas Marly Catarina Soares, professora da UEPG, Luísa Cristina dos Santos Fontes, escritora e professora da UEPG; Sérgio Monteiro Zan, escritor, professor da UEPG e Integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais. Para o Concurso de Crônicas foram aprovadas as  seguintes pessoas: Sosângela Schemin da Matta, professora da UEPG; Fábio Augusto Steyer, professor da UEPG e Josiane Franzó, professora da SECAL. Para o Concurso de Literatura Infanto-Juvenil foram aprovadas as seguintes pessoas: Eliane dos Santos Raupp, professora da UEPG; Jandiana Mara Lucof, professora da UEPG e Carmen De George, professora da SECAL 17) Núcleo de Dramaturgia: Os conselheiros Cirillo Barbisan e Juliano Axt informaram que o Núcleo de Dramaturgia que é realizado em várias cidades do Paraná pelo SESI e em Ponta Grossa conta com a parceria da Prefeitura Municipal através da SMCT, neste ano de 2011 será ministrado pela dramaturga Cinthia Becker, que está atualmente residindo em Ponta Grossa. Como neste ano não haverá despesas de transporte, hospedagem e alimentação, pagas pela SMCT, estes recursos serão destinados para o pagamento de um cachê extra para a ministrante e os encontros do núcleo serão quinzenais em Ponta Grossa. 18) Projetos e Ações do segmento de Literatura programados para 2011: O Departamento de Literatura informa que os projetos e ações em desenvolvimento neste ano de 2011 são:  “Poesia no Ônibus” lei municipal 6.860/2002, em execução desde 2004; “Concursos Literários”: Contos, realizado desde 2006; Poesias , realizado desde 2007; Crônicas, realizados desde 2009; Pesquisa Histórica, realizado desde 2009, Literatura Infanto-Juvenil, realizado desde 2009; Biografias, realizado desde 2010. Festival “Poesia de Ponta”, realizado desde 2007. Projeto “Poesia e Prosa de Nossa Gente”, realizado desde 2007. Projeto “Contar Histórias – Uma Arte Sem Idade”, realizado desde 2009. Projeto “Sacizando”, realizado desde 2009. “Concurso de Interpretação de Poesias”, realizado desde 2006. “Núcleo de Dramaturgia, realizado desde 2010. “Sarau das Letras” iniciado em 2011. 19) Prorrogação do Edital de Circulação de Espetáculos de Teatro: Como houve apenas três inscrições para este edital decidiu-se prorrogar o prazo de inscrição para 31 de maio.20) Prorrogação do Edital de Circulação de Espetáculos de Dança: Como não houve inscrições para este edital decidiu-se prorrogar o prazo de inscrição para o dia 31 de maio.  21) Re-estréia do espetáculo “Estação Saudade”: Os conselheiros Cirillo Barbisan e Hélcio Kovaleski informaram aos demais presentes que o espetáculo “Estação Saudade” será apresentado no dia 1º de junho, no auditório B do Teatro Ópera, às 20 horas, com texto e elenco reformulados, na programação do Festival de Inverno de 2011. 22) Festival de Inverno: o Sr. Cirillo Barbisan informou aos demais que o Festival de Inverno 2011 terá início nos primeiros dias do mês de junho e além da apresentação da peça “Estação Saudade” terá a seletiva dos Campos Gerais da 3ª Mostra Paranaense de Dança nos dias 04 e 05, no Teatro Ópera e a Festa Junina “Arraiá na Cidade” no dia 05, no Parque Ambiental. A programação se estenderá até o fim do mês de julho em vários espaços da cidade. 23) Totens da cidade para informação cultural: Foi sugerido e  aprovado a solicitação, junto ao executivo municipal, do uso de totens para divulgar atividades e iniciativas culturais em andamento na Cidade. 24) Orçamento da SMCT: O conselheiro  Sérgio Luiz Gadini solicitou a apresentação detalhada de informações dos investimentos em cultura no município, indicando especificamente os segmentos e os respectivos programas culturais mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura, conforme solicitado na Conferência Municipal de Cultura de 2011. O Sr. Cirillo Barbisan informou que o orçamento do município previsto para o ano de 2011 é de R$ 450.234.433,40 e o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é de R$ 20.222.738,30 distribuídos da seguinte forma: DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO: R$ 1.829.175,60; DEPARTAMENTO DE CULTURA: R$ 2.306.731,70. Dentro do Departamento de Cultura destacam-se os seguintes valore: Conservatório: R$ 773.300,00; Orquestra Sinfônica e Coro: R$ 418.000,00; Banda Escola Lyra dos Campos: R$ 397.522,10; Escolas de Samba: R$ 100.000,00; Programas de atendimento a  Entidades Culturais via Câmara Municipal: R$ 90.000,00. DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICA: R$ 31.350,00; DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO CULTURAL: R$ 15.087.261,00. Dentro do Departamento de Patrimônio Cultural destacam-se os seguintes valores: Construção Biblioteca: R$ 4.507.621,00 Construção Centro de Música: R$ 4.983.000,00 Construção Pinacoteca: R$ 4.000.000,00 Construção Espaço Mais Cultura, Barracão das Escolas de Samba e outros: R$ 1.000.000,00.  DEPARTAMENTO DE TURISMO: R$ 644.270,00; FEPAC – FUNDO ESPECIAL DE PROMOÇÃO DAS ATIVIDADES CULTURAIS: R$ 209.000,00; PROTEC – FUNDO DE PROTEÇÃO  AO PATRIMÔNIO CULTURAL: R$ 94.000,00; FUNTUR – FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO: R$ 20.222,30. Quanto aos valores investidos por segmento cultural o Sr. Cirillo Barbisan informou ser difícil apurar os números exatos pois há licitações de transporte, hospedagem, alimentação, material de divulgação e de consumo e outras que são utilizadas para atender os projetos e programações de todos os segmentos e se comprometeu a apresentá-los assim que estiver pronto o levantamento dos dados. 25) Destaque: O conselheiro Sérgio Gadini apresentou e solicitou destaque em ata da seguinte observação, que foi aprovada pelos presentes. O Conselho Municipal de Cultura, por ser um órgão representativo dos diferentes setores culturais da Cidade, não se responsabiliza por qualquer decisão ou iniciativa, bem como pelas respectivas consequências, que seja realizada pela administração municipal de Ponta Grossa, sem o debate e aprovação prévia em reunião deste Conselho”. O objetivo desta observação, alertou o conselheiro, é resguardar a autonomia do Conselho Municipal de Cultura, bem como legitimar as decisões tomadas no espaço representativo dos diferentes setores e instâncias culturais da Cidade. 26) Espaço para ensaios para grupos de teatro e dança: O conselheiro Carlos Schnneider destacou que uma das solicitações mais recorrentes durante as últimas conferências de cultura nos segmentos de teatro, folclore e dança foi a disponibilização de espaço para ensaios e solicitou informações sobre o assunto. O Sr. Cirillo Barbisan informou que a Casa da Dança foi liberada pela justiça e está sendo ocupada pela SMCT onde estão sendo feitos trabalhos de limpeza e que dentro de dez dias no máximo o espaço estará disponível para agendamento de ensaios de grupos de dança, folclore e teatro. 27) Continuidade do espetáculo “Estação Saudade”: O conselheiro Carlos Schnneider solicitou informações sobre como foi conduzida a continuidade do projeto do espetáculo “Estação Saudade”; se houve um edital para a remontagem e como foi feita a seleção do elenco. O conselheiro Cirillo Barbisan informou que embora o projeto no ano de 2010 não tenha atingido o resultado esperado o CMC entendeu que era importante retomar o espetáculo num formato mais enxuto e objetivo que possibilitasse a sua circulação nos bairros da cidade e aprovou o uso de R$ 20.000,00 do FEPAC para a realização de 60 apresentações, no ano de 2011, num programa de formação de platéia tanto na periferia quanto em espaços centrais nos fins de semana. Informou ainda que não foi lançado um edital porque a idéia era dar continuidade ao trabalho, aproveitando os pontos positivos, o conhecimento e a experiência gerados no processo e ainda os recursos materiais e humanos. O conselheiro Hélcio Kovaleski informou que a proposta era ter um elenco com um número menor de atores, que se resumiu ao número de cinco, dos quais três foram escolhidos entre os que participaram da montagem original e demonstraram maior interesse e empenho durante o processo e melhor resultado técnico-artístico no palco, além de poderem se comprometer com o número de espetáculos a realizar. Dois novos atores foram convidados para integrar o elenco devido a qualidade do trabalho apresentado em outras montagens teatrais, além de terem disponibilidade para o trabalho proposto. 28) Utilização do Teatro ópera para atividades artísticas: O conselheiro Carlos Schnneider sugeriu que fosse firmado um convênio entre a SMCT e a UEPG para que todas datas utilizadas pela UEPG no Teatro Ópera para a realização de seus eventos tais como FUC, FENATA, Noite da Seresta, entre outros a SMCT tivesse o mesmo número de datas no Teatro PAX para atender as solicitações de pauta do Teatro Ópera que possam ser transferidas para o Teatro Pax. 29) Divulgação e Convites: O conselheiro Diego Juraski Pereira da Silva convidou os presentes e solicitou colaboração na divulgação da exposição “Culturas do Japão” que está aberta ao público no Museu Campos Gerais da UEPG até 09 de julho. A conselheira Suzana Paczkowski convidou os presentes para prestigiarem a abertura da exposição de trabalhos artísticos dos professores e alunos do Instituto Universal, que será realizada no dia 07 de junho, às 20 horas, no espaço de exposições da Câmara Municipal. O Conselheiro Juliano Axt convidou os presentes para o espetáculo “O Beco”, no dia 26 de maio, no Teatro Ópera, com o grupo de teatro de bonecos FantoKids de Maringá, numa programação do SESI Cultural. Nada mais havendo a tratar, encerraram-se os trabalhos finalizando a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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