segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ata da 134ª Reunião do CMPC - realizada no dia 13 de agosto de 2012

Ata Nº 134 / 2012
Aos treze dias do mês de agosto de 2012, às 17:20h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Villa Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Os conselheiros Ricardo Bucco, Loreni Menger dos Santos, Juliano Axt, Fábio Ansolin, Mário Roberto Stinghen, Sebastião Natálio, Cintia Xavier e Diego Juraski justificaram previamente a ausência. Participaram da reunião, assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Elizabeth Silveira Schmidt, Luiz Cirillo Barbisan, Myrna Mariza Kossatz, Larissa Mongruel, Alexandra Scorsim Bitecouski, Emerson Luiz Gomes Carneiro, Sérgio Gadini, Fabiane Bugdanowicz, Suzana Paczkowski, Fernando Meira, Terezinha Geni Musardo e Carmi Jasper. Participaram também as seguintes pessoas: John Maicon Campos dos Passos, Gabriel Vernek, Charles Batista, Cassiano Caron e Francine Neves de Jesus. Dando início à reunião a presidente Elizabeth Silveira Schmidt colocou em apreciação a ata da reunião anterior a qual foi aprovada com as alterações solicitadas. No início da reunião os integrantes dos Grupos de Teatro “Asterisco Cênico” e “Abuso em Cena” solicitaram informações a respeito dos espaços culturais e a forma de utilização. O conselheiro Cirillo, Diretor do Departamento de Cultura da SMCT informou que o estúdio do Centro de Cultura é um local destinado preferencialmente para ensaios de teatro, nos horários regulares de funcionamento do Centro de Cultura. A cozinha do Centro de Cultura pode ser utilizada de forma breve e exclusivamente para aquecer ou preparar lanches, tomando-se o cuidado de deixá-la limpa. Não é permitido o depósito de material cênico dos grupo no estúdio do Centro de Cultura. Solicitaram informações sobre a forma de pagamento e desconto de imposto do Edital de Circulação de Teatro. Cirillo informou que o prêmio do edital seria pago em duas parcelas, mas a  Secretaria de Finanças pagou em uma única parcela e o valor descontado a título de imposto de renda foi maior porque o valor pago ultrapassou a alíquota básica. Após os esclarecimentos retiraram-se da reunião. Em seguida entraram em discussão os itens da pauta: 1) Metas do Plano Nacional de Cultura: A presidente informa o recebimento do ofício circular 004/2012, do Ministério da Cultura, encaminhando a publicação das metas do Plano Nacional de Cultura, fazendo a leitura da correspondência. 2) Encontro de Conselheiros de Cultura do Paraná:  A presidente informou que os conselheiros Elizabeth, Cirillo e Suzana estiveram presentes no Encontro de Conselheiros de Cultura do Paraná, promovido pelo Ministério da Cultura, em São José dos Pinhais no dia 30 de julho. Participaram do encontro 5 cidades da Região dos Campos Gerais: Carambeí, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. No Encontro, ente outros assuntos, foi apresentado o funcionamento dos Conselhos de Cultura das cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Jacarezinho, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. A presidente comentou que o Secretário de Articulações Institucionais do Ministério, avaliou a proposta da cidade de Ponta Grossa como a mais avançada das que foram apresentadas. 3) Fórum de Cultura: A presidente informou que o Fórum promovido pelo CMPC e pela SMCT, no dia 08 de agosto, no Cine Teatro Ópera, organizado pelos conselheiros Sérgio Gadini, Rafael Schoenherr, Cirillo Barbisan e Suzana Packskowicz foi um sucesso. O conselheiro Gadini relata que foi encaminhado e-mail aos candidatos, convidando-os para participação no Fórum. Diz ainda ter ficado muito surpreso com a aceitação e o resultado do Fórum, onde os candidatos a prefeito de Ponta Grossa Leandro Dias, Marcelo Rangel, Márcio Pauliki e Péricles de Holleben Mello participaram e assinaram a “Carta-Compromisso com a Cultura”, elabora por este Conselho e que está anexa a esta ata. 4) Resultado do Concurso Nacional de História em Quadrinhos “Ireno José Guimarães” - 2012: A presidente leu a ata da avaliação do concurso 2012. Participaram da comissão de avaliação Alberto Benett, graduado em Jornalismo/UEPG, ilustrador da Gazeta do Povo e chargista da Folha de São Paulo, premiado em salões de humor no Brasil; Roque Sponholz, graduado em Arquitetura e Urbanismo/UFPR, professor da UEPG, caricaturista, chargista, ilustrador de livros, cartunista com prêmios no Brasil e participação em salões de humor no Brasil, Grécia, Romênia e Espanha; e William Soares, artista plástico, criador de HQ, ilustrador de livros para obras brasileiras, norte-americanas e indianas, e premiado no Salão de Inverno de Ponta Grossa 2012. Por consenso decidiram-se pelos vencedores e menções honrosas a seguir. Não houve nenhum inscrito local na categoria 1 e, diante disso, a comissão outorgou os dois prêmios constantes do regulamento para a modalidade nacional. Após várias considerações o resultado ficou assim definido: Categoria 1  (HQ para crianças) – NACIONAL : “A menina, o monstro de Júpiter e a baleia” de Antonio Anderson da Silva Pereira, de Porto Alegre/RS; “Bonita, como eu” de Amaro Xavier Braga Junior, de Recife/PE. Categoria 2 (HQ para leitores acima de 12 anos) – NACIONAL: “Sophia” de Israel Maia de Barros Vitor Junior, de Campinas/SP. LOCAL: “Catraca – entrando numa roubada” de Danilo Matheus Kossoski. A comissão outorgou duas menções honrosas para esta categoria na modalidade Local: “Conto de escola” de Anselmo Rodrigues de Andrade Jr. e “Prosa com cafezinho” de Guilherme Theodore Oliveira.  5) Resultado do Concurso Nacional  de Literatura Infantojuvenil “MARIA DE LOURDES OSTERNACK PEDROSO” – 2012 – A presidente leu a ata da avaliação do concurso 2012. Participaram da comissão analisadora Alcione Lüne Weber Beherendt – professora aposentada com vários livros publicados em literatura infantil; Almir Correia – Mestre em Teoria da Literatura/UFSC, professor da UTFPR-Curitiba, 29 livros infanto-juvenis publicados, autor/roteirista e diretor da série Carrapatos e Catapultas e Erickson Artmann – graduado em Letras/UEPG, escritor e desenhista, criador de histórias em quadrinhos, com várias obras publicadas. Após  ampla discussão e de conformidade com o regulamento específico, decidiram-se pelos seguintes textos: Modalidade NACIONALCategoria 1 – “O jabuti e a festa no céu” ou “Jabuti sabe voar?” de André Telucazu Kondo, de Jundiaí/SP; Categoria 2 – “O segredo do seu Lunga” de Eduardo Américo Pedrosa Loureiro Jr. de Brasília/DF; Categoria 3 – “O dono da rua” de Keyla Magalhães Moreira de Santana, do Rio de Janeiro/RJ. Modalidade LOCALCategoria 1 – “Zelda – a bruxa do século XXI” de Marivete Souta; Categoria 2 – “O lado do coelho” de Flávio Fanucchi; Categoria 3 – “O segredo de Jonas” de Jaqueline Slotuk. 6) Resultado do Edital de Circulação de Dança  2012:  Em reunião realizada no dia 08 de agosto, com a presença dos conselheiros Cirillo Barbisan e Teresinha Musardo, foram aprovados os 02 únicos projetos inscritos: proponente Eneida de Jesus Ferreira – CTG Porteira dos Municípios, com o espetáculo “Danças tradicionais Gaúchas: a emoção que contagia” e  Proponente Mônica Jasper – CTG Rancho Alegrete, com o espetáculo “Expressões da Alma Gauchesca”. A conselheira Carmi sugeriu que se aproveite os 9.000,00 reais em prêmios não utilizados do Edital de Dança, em alguma atividade cultural como festival ou concurso, pois entende que o edital teve poucos inscritos por falta de motivação entre os grupos. Cirillo comentou que os grupos ficaram desmotivados  pela seleção rigorosa do ano anterior. Teresinha sugeriu que se deve investir mais na divulgação, inclusive na agenda cultural da Rede Globo de Televisão. 7) Balanço do Fundo Municipal de Cultura: O conselheiro Cirillo Barbisan apresentou o relatório da utilização dos recursos do Fundo Municipal de Cultura até 09 de agosto de 2012, já encaminhado via e-mail aos conselheiros para análise. O valor total orçamentário para o FMC para o ano de 2012 é de R$ 218.405,00 e até a data de 09 de agosto foram utilizados R$ 119.100,00 assim distribuídos: Editais de Artes Plásticas = R$ 38.500,00; Editais de Literatura = R$ 31.200,00; Editais de Artes Cênicas = R$ 35.400,00; Editais de Música = R$ 14.000,00. A presidente informou que no último dia 10 de agosto foi realizada a licitação da impressão dos livros e o valor final ficou em R$ 39.800,00. Este valor não consta do balanço apresentado.  8) Concurso Cultural Revista Brasil Rotário: A presidente informou aos conselheiros sobre o Concurso Cultural lançado através da Revista Brasil Rotário, que faz a divulgação das atividades realizadas pelos Clubes Rotários. O Concurso é em nível nacional e voltado ao slogan “Paz, através do servir”, que é o lema do Presidente Japonês do Rotary Internacional. O prêmio é uma viagem pelo Uruguai e Argentina. 9) Edital Rádio Novelas: O conselheiro Sérgio Gadini comentou que depois da realização da Rádio Novela sobre a vida de Corina Portugal pela Rádio Difusora AM 690, surgiu uma demanda de produção na cidade e propôs para análise do Conselho sobre a possibilidade de lançar um edital de Rádio Novelas, com temas sobre a cultura local, para o próximo ano. 10) Concurso de Biografias: O conselheiro Cirillo comentou que houve apenas duas inscrições para o Concurso de Biografias., que prevê a publicação de três trabalhos na antologia. Citou que a jornalista Arlete Wadek, juntamente com o escritor Fernando Vasconcelos escreveram biografias de várias personalidades. Sugeriu a possibilidade da publicação de um daqueles trabalhos para o espaço vago e completar a antologia como obra convidada especial, fora do edital. O conselheiro Sérgio Gadini alertou que é preciso verificar a pertinência da proposta e sugeriu que a proposta seja discutida na próxima reunião, pois o  referido trabalho não passou pelo edital público. 11) Edital Poesia nos Totens: O conselheiro Cirillo informou que houve apenas cinco inscrições para o concurso e foi prorrogado para 31 de agosto o prazo para inscrição no edital. 12) Curso de Teatro do Colégio Senador Correia: O conselheiro Fernando Meira informou que o Curso de Teatro foi fechado sem maiores explicações. Sugeriu que se pressione a Secretaria de Educação do Estado, para que retorne a realização do Curso. A presidente sugeriu entrar em contato com a Secretária Zélia Marochi, que tem um bom relacionamento com o Secretário de Estado da Educação, para tentar obter alguma informação sobre a possibilidade de retorno do Curso. Nada mais havendo a tratar, foi finalizada a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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