segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ata da 131ª Reunião do CMPC - realizada no dia 14 de maio de 2012

Ata Nº 131 / 2012
 Aos catorze dias do mês de maio de 2012, às 17:25h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Villa Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Os conselheiros, Elizabeth Schmidt, Larissa Mongruel, Loreni Menger dos Santos, Juliano Axt, Fábio Ansolin, Wilton Paz, Alessandra Bucholdz, Mário Roberto Stinghen, Emersom Gomes Carneiro, Sebastião Natálio, Márcia Delfino Moreira e Antonio Francisco Gomes da Silva justificaram previamente a ausência. Participaram da reunião, assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Luiz Cirillo Barbisan, Myrna Mariza Kossatz, Rafael Schoenherr, Sérgio Gadini, Cíntia Xavier, Fabiane Kravutschke Bogdanovicz, Suzana Packskowiski, Hélcio Kovaleski, Terezinha Geni Musardo, Carlos Mendes Fontes Neto, Diego Juraski Pereira da Silva e Carmi Luiza Jasper.  Dando início à reunião o Sr. Cirillo Barbisan justificou a ausência da presidente Elizabeth Silveira Schmidt, que está preparando a sessão de tombamento de vários imóveis históricos da cidade, a qual será realizada às 19 horas de hoje, no Teatro Ópera. Em seguida colocou em discussão a ata da reunião anterior à qual foi aprovada com as alterações solicitadas. Em seguida entraram em discussão os itens da pauta: 1) Substituição de representantes do Conselho Municipal de Educação no CMCP: O Conselho Municipal de Educação através da sua presidente, Irmã Edites Bet, enviou corespondência ao CMPC, comunicando a substituição de seus representantes titular e primeiro suplente no CMPC, que passam a ser respectivamente a Sra. Alexandra de Fátima Scorsim Bitecouski e a Sra. Elenice Sutil Motin. 2) 13ª Conferência Municipal de Cultura – O Sr. Cirillo Barbisan informa aos prsentes que foi realizada de 23 a 25 de abril, a 13ª Conferência Municipal de Cultura e que entre outros assuntos, foram eleitos os 1º e 2º titulares com seus respectivos suplentes, que representarão a Conferência Municipal de Cultura no Conselho Curador da Funepo – Fundação Educacional de Ponta Grossa, sendo eles: 1º Titular – Karina Woitowicz e Suplente – Diego Juraski da Silva e 2º Titular – Ismael de Freitas e Suplente – Márcio Fabiano Antunes. Durante a Conferência foi finalizada a minuta da Lei do Sistema Municipal de Cultura e o texto já foi encaminhado à Secretaria de Administração e Negócios Jurídicos, para posterior envio à Câmara Municipal. 3) Festival Easy Rock – O conselheiro Rafael Schoenherr perguntou sobre a gravação do CD dos classificados da primeira edição do Festival realizado em 2011. Ricardo Bucco explicou que as bandas já estão agendadas para o estúdio e que foi conseguido patrocínio para pagar esta etapa do trabalho. Acrescentou que o processo está lento em função das bandas que estão se organizando de acordo com as disponibilidades dos seus componentes. Cita que é necessário marcar uma reunião com os integrantes das bandas para que agilizem o processo de gravação. Como o atraso nesta etapa, também não se pode realizar a turnê que depende diretamente da finalização das gravações. Explica que seria interessante inclusive estar com os CDs prontos para divulgar no Encontro de Motos “Easy Road” 2012. Cirillo informou que as inscrições do edital 2012 começam hoje, dia 14 de maio, e permanecerão abertas até o dia 24 de maio. Ricardo informa que o evento será realizado no Centro de Eventos, nos dias 08, 09 e 10 de junho, com os shows de Lobão, Banda Blindagem, Banda Replicantes, Banda Velhas Virgens, cover da Banda Metálica, cover da Banda AC’DC, duas bandas de Ponta Grossa e o cover dos Beatles da Argentina. Informa que as bandas que se classificaram em 1º e 2º lugares no Easy Rock de 2011, irão se apresentar como bandas oficiais do evento, recebendo cachê. A comissão julgadora de 2012 ainda está sendo definida. Ricardo perguntou se haverá os editais de Foto/e Vídeo para o Festival Easy Rock deste ano. Cirillo informa que os editais de Foto e Video de 2012 foram alterados, serão para atividades culturais da cidade, tendo que focar três eventos diferentes. Rafael sugere se pensar em uma forma de mostrar o que foi produzido na primeira edição, podendo ser em forma de exposições, telão em bares, ou postar o material em um site específico. Ricardo também sugere levar o material para a turnê. 4) Resultado do 6º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa – Cirillo Barbisan informou que a comissão julgadora foi composta por Nilza Procopiack, Waltraud Sékula e Carlos Franzoi escolheram os seguintes trabalhos: Na categoria NACIONAL foram premiados: Odil Miranda Ribeiro de Curitiba com a obra “Mulher”, Rosane Maria Nogara de Cascavel com o conjunto de obras “Identidade de Maria 1,2, e 3” da série “Marias”, Cristina Daher de Curitiba com a obra “Solidão 2”. Na categoria LOCAL foram premiados: Marcelo Schimaneski com o conjunto de obras “O boi e o cão” e “Brincando de rolimã”, Edinaldo de Paula com a escultura “Conclusão nº7”, Aretuza Kopac com a obra “Fragmentos Humanos 1,2 e 3”. A comissão julgadora também outorgou duas menções honrosas para os artistas Selda Schiklaper de Ponta Grossa com a obra “Um pouco de mim” e Luiz Lavale Filho de Curitiba com a obra “Ruínas 1”. Os artista premiados nas categorias Nacional e Local receberão cada um prêmio no valor de R$ 1.200,00 e as obras premiadas serão incorporadas ao acervo público municipal. 5) Edital de Ilustração de Literatura Infantojuvenil –  Cirillo Barbisan informou que será realizada no dia  no dia 17 de maio, às 17:30 horas, a reunião da comissão julgadora para avaliar os trabalhos recebidos. Esta comissão julgadora não terá remuneração e será composta por Sebastião Natálio, Adriana Suarez e Wilton Paz, que são componentes do CMPC, Nelson Silva Junior e Sandra Nodara, professores da UEPG, e também Mariangela Digiovanni, Celso Parubocz e Alfredo Mourão, funcionários da SMCT. 6) Edital de Incentivo à Produção e Exposição de Artes Plásticas – Cirillo Barbisan informou que será realizada  no dia 15 de maio, às 19 horas, a reunião da comissão julgadora para avaliar as propostas recebidas. A comissão julgadora será composta por Rosane Santos, Neuci Martins e Nelson Silva Junior. Os três também farão parte da comissão julgadora do 4º Salão de Inverno de Ponta Grossa. 7) Edital de Circulação de Teatro – Cirillo Barbisan informou que as inscrições estiveram abertas até o dia 30 de abril, totalizando oito propostas inscritas e que a reunião para selecionar os trabalhos será realizada no dia 17 de maio às 19:30 horas, no Centro de Cultura. A Comissão Julgadora será composta pelos representantes de Artes Cênicas no CMPC. 8) Edital de Circulação de Dança – Cirillo Barbisan informou que o prazo para inscrições foi encerrado no dia 30 de abril, sem nenhuma inscrição. O edital foi refeito três vezes no ano de 2011, neste ano também foram mudadas as regras para facilitar a participação e mesmo assim não houve participação. Ficou decidida a prorrogação do prazo de inscrições até o dia 15 de junho. 9)  Edital de Videodocumentario –  Após discussão entre os conselheiros, decidiu-se que o tema dos trabalhos para o ano de 2012 será “Manifestações Regionais da Cultura Popular em Ponta Grossa”, abrangendo movimentos e grupos étnicos, expressões culturais, escolas de samba, movimentos culturais periféricos, culinária, falares, entre outros. Também ficou definido que neste ano o Edital homenageará  os “Irmãos Mário e Romário Krenski” pioneiros no trabalho técnico em vídeo em Ponta Grossa. 10) FLICAMPOS e 4ª Feira do Livro – Cirillo Barbisan informa que a SMCT ainda não tem os dados numéricos definitivos da Feira do Livro. Será repassado na próxima reunião com os números exatos. Em seguida a conselheira Lucília Tramontin falou sobre a Feira, destacando o trabalho da Diretora do Departamento de Patrimônio da SMCT Vanessa Vergani, que desenhou croqui dos estandes e organizou a venda dos espaços destinados às editoras e livrarias, não medindo esforços para que tudo saísse a contento. Informou também que participou de algumas reuniões do grupo gestor que preparou o evento  e que se comprometeu em trazer informações sobre a organização de outras feiras de livro para orientação do grupo,  fornecer uma relação de editoras e livrarias para que fossem convidadas a participar do evento e também colaborar na elaboração do regulamento de uso dos estandes e forma de comercialização de livros. Coloca que mesmo com todas as dificuldades climáticas e a mudança de local o Flicampos foi um sucesso. Cita que além da vivência cultural, da participação das Escolas, professores e pessoas em geral elogiando a iniciativa, a participação de grandes editoras como a Cortez, FTD, Saraiva, Vozes e Moderna, deram um prestígio muito grande ao evento e à cidade. Destacou positivamente a forma de pagamento dos estandes que foi revertida em livros para o acervo da Biblioteca Pública Municipal. Com relação a expectativa de venda, afirmou que todos os livreiros realizaram bons negócios, sem prejuízo econômico a nenhum expositor. Lucilia coloca ainda que a verba no valor de quinhentos mil reais, que a Secretaria Municipal de Educação repassou às Escolas do Município para a compra de livros para as suas bibliotecas, foi um fator que movimentou muito a feira, fazendo com que as editoras se mostrassem interessadas em participar da próxima edição do evento. Lucília coloca que o regulamento para a participação dos expositores deverá ser revisto, abrangendo todas as situações possíveis e prevendo punições para o expositor que  descumprir as normas. Informou que em virtude das Escolas Municipais precisarem de três orçamentos para comprarem os livros pelo menor valor, um dos expositores propôs aos demais a troca de orçamentos forjados com o objetivo de captar a verba da Secretaria da Educação entre os expositores que participassem do acordo. Como era uma proposta que feria todos os princípios da ética, além de não aceitar também comunicou à Secretaria de Educação o que estava acontecendo. Solicita que para a próxima edição seja revista a questão legal, com fiscalização durante a feira, para evitar que tal atitude prolifere. Sugeriu também que seja criada uma comissão permanente para planejar a próxima edição do evento. O conselheiro Sérgio Gadini comentou que mesmo antes de fazer parte do CMPC, sempre incentivou a retomada da Feira do Livro. Lembrou que nas eleições para prefeito de 2004 e 2008 foram formulados documentos com assinatura de todos os candidatos e um dos compromissos seria a continuidade da realização da Feira do Livro. Acrescentou que a rivalidade entre grupos políticos não pode interferir na gestão cultural e que tem convicção que a renomeação da feira teve um caráter político. Acrescentou que em feiras de livro um dos atrativos para o público é a oportunidade de comprar livros com descontos significativos e que os expositores não ofereceram voluntariamente nenhum desconto, vendendo os livros no mesmo preço das livrarias. Os modestos descontos só foram dados para quem insistiu muito. Os conselheiros Rafael Schoenherr, Hélcio Kovaleski e Cirillo Barbisan também citaram esta situação. A conselheira Lucília comentou que faltaram reuniões entre os livreiros para acertarem um percentual de desconto. O conselheiro Carlos Mendes citou a falta dos livros dos palestrantes nos estandes. Aconteceram lançamentos e não existiam livros para a venda. Pela internet, constava nas Livrarias Curitiba um grande número de livros do Domenico de Mais e Oliviero Toscani e no dia da palestra não havia exemplares disponíveis. O conselheiro Gadini também falou sobre o sinal de internet na feira. Há tempos vem sendo discutido nas Conferências sobre a disponibilização de rede aberta à comunidade e no evento foi disponibilizado acesso somente aos expositores; para os contribuintes que pagam seus i,postos, as linhas estavam fechadas. Considera que esta falha tem que ser sanada na próxima edição. Na sequencia comentou que não tem dúvidas que se forem realizadas duas feira durante o ano, o sucesso será garantido. Concordou com a proposta de se criar uma comissão permanente para a elaboração da próxima edição, utilizando os relatórios com a identificação dos problemas e todas as informações para a realização de feiras mais fortes, juntando a avaliação de números, a listagem de diretrizes e orientações que auxiliarão as pessoas que irão executar as próximas edições. O conselheiro Rafael disse ter uma posição consolidada sobre o evento, que é um mérito se retomar a feira apesar dos percalços e imagina que seja o maior evento cultural do ano, concordando com a sugestão de criar diretrizes para uma próxima edição, deixando claro que esta é uma demanda do setor cultural e deve ser mantida como política de estado. Sugere a colocação de um estande para realização de entrevistas  coletivas com os autores, a utilização dos totens para maior divulgação, um agendamento prévio com os nomes mais importantes que participarão do evento, com entrevistas, captação de imagens em pontos turísticos, a exemplo da visita de Domenico de Masi ao Parque de Vila Velha, um estande para leitura e também a disponibilização de jornais para venda. Rafael sugere ainda a inclusão de um dos cafés da cidade na feira e que se deveria fazer uma pesquisa de público no local, para tirar de lá os indicadores da área que servirão para planos futuros. Cirillo ressaltou que a equipe da SMCT e de todas as entidades parceiras tiveram uma grande experiência na produção e realização deste evento e estão melhor preparados para futuras realizações e acrescentou que o sucesso do Festival Literário deveu-se ao comprometimento de todas as entidades e pessoas que acreditaram na proposta, buscaram espaço e se empenharam na realização das suas tarefas. O conselheiro Hélcio Kovaleski sugeriu que o Flicampos deveria ser instituído através de Lei Municipal que garantisse a sua realização todos os anos a exemplo da Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. 11) Semana da Cultura: O conselheiro Carlos Mendes Fontes pediu a palavra para manifestar o seu descontentamento a respeito da solenidade de entrega dos premios outorgados pelo CMPC, considerando que o protocolo foi muito longo e exagerado, que cansou a plateia, os homenageados e os integrantes da Banda Lyra. Solicitou atenção da SMCT para as formalidades como o envio de convites para os homenageados e familiares com antecedência e a confecção dos certificados sem erros nos nomes, no enunciado e nas datas e também no agendamento de um fotógrafo para registrar a solenidade. Também cobrou a presença de todos dos conselheiros do CMPC, que deveriam estar prestigiando o evento. Estavam presentes apenas os conselheiros Elizabeth Schmidt, Carlos Fontes, Sérgio Gadini, Rafael Schoenherr, Newton Schnner Jr. Cirillo Barbisan e Suzana Pacakowski. 12) Nota de repúdio: Foi aprovada pela maioria dos conselheiros presentes, a seguinte nota: “O Conselho Municipal de Política Cultural sente-se na obrigação de repudiar as informações publicadas no blog do jornalista Edgar Hamph, que trabalhava, na ocasião, como assessor de imprensa da Prefeitura sobre as discussões e decisões deste Conselho sobre a Feira do Livro. As informações publicadas pelo blogueiro e funcionário municipal não correspondem a qualquer ato ou decisão oficial definidas nas reuniões do Conselho e, portanto, faltam com a verdade e com o respeito aos fóruns adequados de participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas”. 13) Indicação dos suplentes de delegados para a Conferência Macroregional de Cultura: O CMPC homologou as conselheiras Cintia Xavier e Terezinha Muzardo como primeira e segunda suplentes, respectivamente dos delegados eleitores na Conferência Macroregional de Cultura dos Campos Gerais, que será realizada no próximo dia 19. Nada mais havendo a tratar, foi finalizada a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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