segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ata da 133ª Reunião do CMPC - realizada no dia 09 de julho de 2012

Ata Nº 133 / 2012
Aos nove dias do mês de julho de 2012, às 17:20h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Villa Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Os conselheiros Ricardo Bucco, Larissa Mongruel, Loreni Menger dos Santos, Juliano Axt, Fábio Ansolin, Alexandra Scorsim Bitecouski, Mário Roberto Stinghen, Sebastião Natálio, Cintia Xavier e Diego Juraski justificaram previamente a ausência. Participaram da reunião, assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Elizabeth Silveira Schmidt, Luiz Cirillo Barbisan, Myrna Mariza Kossatz, Wilton Paz, Clarissa Fanchin Sielski, Rafael Schoenherr, Sérgio Gadini, Cintia Xavier, Suzana Paczkowski, Hélcio Kovaleski, Terezinha Geni Musardo. Dando início à reunião a presidente Elizabeth Silveira Schmidt colocou em apreciação a ata da reunião anterior a qual foi aprovada com as alterações solicitadas. Em seguida entraram em discussão os itens da pauta: 1) Agradecimento: A presidente Elizabeth Schmidt apresentou aos presentes a correspondência da Sra. Genoveva Paczkowski Antunes Pinto em que agradece ao CMPC a outorga do “Mérito Cultural Ribas Silveira – 2012”, entregue na Semana da Cultura Bruno e Maria Enei.  2) Lei do Sistema Municipal de Cultura: A Sra. Elizabeth comunicou que foi aprovada pela Câmara, sancionada pelo Prefeito a Lei nº 11.048/2012 que institui o Sistema Municipal de Cultura. 3) Empreendedores inadimplentes de projetos culturais: o CMPC aprovou a proposta para possibilitar a regularização das prestações de contas do empreendedores de projetos culturais que estão inadimplentes por não terem realizado os seus projetos de acordo com o plano de aplicação de recursos aprovado originalmente. Para isso o proponente poderá apresentar novo projeto onde poderá prestar serviços ou alterar o objeto do projeto original, com valor compatível ao recebido, desde que aprovado pelo Conselho. 4) Virada Cultural Paraná: o conselheiro Cirillo Barbisan informou aos demais que a Secretaria de Estado da Cultura propôs uma parceria para realização de uma Virada Cultural em seis cidades do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Campo Mourão, Cianorte e Foz do Iguaçu. Foi viabilizado orçamento através da Secretaria de Estado da Cultura, para realização do evento nos dias 10 e 11 de novembro. Na primeira sugestão, seria para realizar uma meia virada, de 12 horas nas seis cidades. Ponta Grossa está viabilizando, através da SMCT a realização de uma virada de 24 horas, incluindo produção cultural do Conservatório Musical Maestro Paulino, grupos de teatro, dança, folclore, capoeira, artes plásticas, grupos de 3ª idade entre outros. Deverá ser realizada em vários locais da cidade, iniciando às 10 horas no calçadão da Rua Coronel Cláudio, passando pelo Parque Ambiental, Praça Getúlio Vargas, Centro de Cultura, Teatro Ópera, Teatro Marista, Centro de Eventos, templos católicos e evangélicos, Av. Vicente Machado e outros espaços públicos. Toda a programação será gratuita. As cidades da região dos Campos Gerais foram convidadas a enviar atrações artísticas. O Conselheiro Rafael sugeriu a apresentação dos documentários durante a madrugada em alguma sala de cinema. Cirillo comenta que integrantes da Secretaria de Estado da Cultura já estiveram na cidade para ver locais prováveis para as apresentações. Rafael sugeriu a participação da UEPG no processo, onde seria utilizado o Teatro Pax, deslocando um pouco as atividades da área central. 5) Relatório Projeto Sexta às Seis: até o momento foram realizadas 12 edições do projeto. No mês de março houve 04 sessões nos dias: 09/03 Banda ValVox; 16/03 Banda Trachal Trachal; 23/03 Banda Nomolt; 30/03 Banda Lula’s Bitucas. No mês de abril houve 03 apresentações nos dias: 13/04 Banda Farol de Milha; 20/04 Banda Cadillac Dinossauros; 27/04 Banda Sábado 14. No mês de maio houve 03 apresentações nos dias: 11/05 Banda Cold Turkey; 18/05 Banda A coisa; 25/05 Fabinho Ribeiro e Banda. No mês de junho houve 2 apresentações nos dias: 22/06 – Banda Lacônicos e Banda West Hill; 29/06 Banda Cães Alados. Em todo esse período houve alguns cancelamentos por questões climáticas. As apresentações reiniciam a partir do mês de agosto. Público médio estimado em 400 pessoas fixas e público rotativo entre 600 e 700 pessoas. A locação do som é feita através de licitação, com custo aproximado de R$1.000,00 por apresentação. Gadini solicita maiores informações das futuras licitações a serem efetuadas. 6) Fórum de Cultura: Foi marcado para o dia 08 de agosto, às 19 horas, no Centro de Cultura o Fórum de Cultura. O conselheiro Gadini disse que a intenção é convidar os candidatos a prefeito da cidade para que assinem uma carta de compromisso com a política cultural do município. Um compromisso de continuidade com os projetos já em andamento. Foi criada uma Comissão de trabalho, composta por Gadini, Cirillo, Fafael e Suzana para organizar o fórum, redigir a carta e convidar os candidatos. 7) Resultado do Edital de Estímulo a Produção e Exposição de Artes Plásticas: Cirillo lembra que o prazo para entrega de novas propostas foi estendido até o dia 22 de junho, para fechar o prêmio que havia ficado em aberto. Encerrado o prazo, foi recebida somente uma proposta, do Artista Plástico Daniel Mazetto. Como o trabalho apresentado foi considerado satisfatório dentro do que pede o regulamento, a proposta foi premiada e assim completou os 5 prêmios previstos no edital. 8) Resultado do 4º Salão de Inverno de Artes Plásticas de Ponta Grossa: A comissão julgadora foi formada pelos artistas plásticos Rosane Santos, Neuci Martins e Nelson Silva Jr, que outorgaram três prêmios-aquisição para o acervo da SMCT, no valor de R$ 500,00 cada para as seguintes obras: “Nú 01” de William Soares , “Tropical” de Daluz Bucholdz, “Mágicas do Cotidiano 04” de Elizete Schiffer  e duas Menções Honrosas para “Nigeriano 01” de Lenita Stark e “Conjunto de obras sem título” de Rômulo Curi. 9) Resultado Concurso de Crônicas: a presidente leu a ata de julgamento do Concurso Nacional de Contos 2012 em homenagem ao cronista esportivo Altayr Bail. Fizeram parte da comissão julgadora o cronista Flávio Madalosso Vieira, o jornalista Rodrigo Kwiatkowski da Silva e o homenageado Altayr Bail que decidiram-se pelas seguintes crônicas: Categoria Nacional – crônica “PÓS-SOCRÁTICO” de EDUARDO FERREIRA MOURA/Rio de Janeiro-RJ; crônica “O CIGARRO” de JULIANA LARISSA DE LAET GOMES/São Paulo-SP; crônica “O PÃO SANGRENTO” de GABRIEL JOSÉ NASCENTE/Goiânia-GO. Na mesma categoria coube Menção Honrosa para a crônica “NOTAS DE UM VELHO SEM CÂNCER” de EDUARDO FERREIRA MOURA/Rio de Janeiro-RJ. Categoria Local – crônica “A VIZINHA DO 42” de LIANA AIÇAR DE SUSS; “O IMORTAL OPERARIO FERROVIARIO” de ÂNGELO LUIZ DE COL DEFINO; “NÃO SE FAZEM MAIS CRIANÇAS COMO ANTIGAMENTE” de NICOLY DA SILVA FRANÇA. Coube na categoria Menção Honrosa para a crônica “DOMINGO DA GENTE” de LIANA AIÇAR DE SUSS. 10) Resultado Concurso de Contos: a presidente leu a ata de julgamento do Concurso Nacional de Contos 2012, em homenagem ao escritor Laertes Larocca. Fizeram parte da comissão julgadora o professor Bruno Scuissiatto, o escritor Diego Ramires Bittencourt e o homenageado Laertes Larocca que decidiram-se pelos seguintes contos: Categoria Nacional – “A PASSAGEM QUE SE PERDEU NO SERTÃO: OU O QUE FOI FALADO NA MORTE DE QUELE-MÉM” de Alexandre Magno Jardim Pimenta, de Franca/SP; “FIAT LUX” de Bethânia Pires Amaro, de Salvador/BA; “O RELÓGIO” de Marcia de Oliveira Gomes, de Rio de Janeiro/RJ. Menções Honrosas na Categoria Nacional – “O QUARTO DO FILHO” de Juliana Cristina Curvo, de Cuiabá/MT; “EM NOME DO PAI” de Ricardo Francisco de Camargo Chagas, de Ivaiporã/PR; “DE ONDE VÊM OS BEBÊS?” de Natasha Suelen Ramos de Saboredo, de São José dos Pinhais/PR. Vencedores na Categoria Local – “VELHICE” de Jeanine Geraldo Javarez; “A BORBOLETA NA ORELHA” de Rodrigo Kwiatkowski da Silva; “AS BANDAS DA BUNDA” de Rosicler Antoniácomi Alves Gomes. Menções honrosas na Categoria Local – “JORNAL VELHO” de Aldo Roberto Lemes de Almeida; “O CERCO NA AREIA” de Tiago Afonso Marenda. 11) Relatório do Fundo Municipal de Cultura: O conselheiro Cirillo Barbisan apresentou o relatório da utilização dos recursos do Fundo Municipal de Cultura até 04 de julho de 2012, já encaminhado via e-mail aos conselheiros para análise. O valor total orçamentário para o FMC para o ano de 2012 é de R$ 218.405,00 e até a data de 04 de julho foram utilizados R$ 96.900,00 assim distribuídos: Editais de Artes Plásticas = R$ 31.000,00; Editais de Literatura = R$ 22.500,00; Editais de Artes Cênicas = R$ 29.400,00; Editais de Música = R$ 14.000,00 ;   12) Concurso de Composição para Orquestra: Rafael comentou sobre um edital proposto pelo maestro Adailton Pupia, que garantia a participação dos concorrentes em apresentações da Orquestra. Cirillo complementou dizendo que era um Concurso de composição de obras para a Orquestra Sinfônica e o prêmio seria a apresentação da obra vencedora pela Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Rafael se propôs a procurar o Maestro Adailton, para que seja retomada a ideia do projeto e abertura do edital. 13) Conselho da FUNEPO: Os conselheiros Rafael e Gadini pediram que seja solicitado através do CMPC, que a direção da Funepo, envie aos Senhores Ismael de Freitas e Karina Witowicz, eleitos representantes da Conferência de Cultura no Conselho Curador da Funepo, um documento que justifique o erro ocorrido no período de vigência dos seus mandatos e que seja garantida a posse efetiva dos dois representantes e seus suplentes eleitos para integrar o Conselho da FUNEPO, a partir de abril de 2013. 14) Festival de Música: A presidente Elizabeth informou que o Festival de Música iniciou no último sábado dia 07 com a apresentação da obra “Carmina Burana” executada pela Banda Marcial Marista Pio XII, Coro Cidade de Ponta Grossa, Coro em Cores da UEPG e Coro das Meninas do Conservatório. A programação consta no site da PMPG, link Agenda Cultural. Nada mais havendo a tratar, foi finalizada a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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