sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ata da 138ª Reunião do CMPC - Realizada no dia 10 de dezembro de 2012

Ata Nº 138 / 2012
Aos dez dias do mês de dezembro de 2012, às 17:30 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Mansão Villa Hilda, realizou-se reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Os conselheiros Ricardo Bucco, Larissa Mongruel, Loreni Menger dos Santos, Juliano Axt, Fábio Ansolin, Mário Roberto Stinghen, Emerson Luiz Gomes Carneiro, Sebastião Natálio, Cintia Xavier e Fernando Meira, justificaram previamente a ausência. Participaram da reunião assinando o livro de presenças, os seguintes conselheiros: Elizabeth Silveira Schmidt, Luiz Cirillo Barbisan, Myrna Mariza Kossatz, Alexandra Scorsim Bitecouski, Rafael Schoenherr, Sérgio Gadini, Lucília Tramontin, Fabiane Kravutschke Bogdanowicz, Hélcio Kovaleski, Terezinha Musardo, Carlos Mendes Fontes Neto, Diego Juraski Pereira da Silva e Antonio Francisco Gomes da Silva. No início dos trabalhos foi aprovada  a ata da 137ª reunião do CMPC e em seguida foram discutidos os itens da pauta: 1) Lei Municipal de Incentivo à Cultura: A Presidente Elizabeth Silveira Schmidt informou aos presentes que a SMANJ encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 345/2012 que concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais no município de Ponta Grossa. 2) Resultado do Concurso de Pesquisa Histórica 2012 “Guísela Velêda Frey Chamma”: A presidente leu a ata de seleção do Concurso de Pesquisa histórica, destacando que a comissão julgadora formada por André Luís Rosa e Silva, Licenciado em Letras e Mestre em Educação/UEPG; Diovana de Fátima Bronoski, Licenciada em História e Especialista em História do Paraná/UEPG, professora de História na rede pública e privada de Ponta Grossa; e Silvia Costa, Bacharel em Comunicação/Jornalismo-UEPG, jornalista, assessora de eventos, premiaram a obra  “Fé, Cultura e Tradição: as celebrações em honra ao Divino Espírito Santo na cidade de Ponta Grossa – 1882/2011”, autoria de Vanderley de Paula Rocha, que receberá o prêmio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). 3) Resultado do Concurso de Biografias 2012 “Aída Mansani Lavalle”: na sequência a presidente informou o resultado do Concurso de Biografias 2012. A comissão que contou com os mesmos componentes do concurso de Pesquisa Histórica premiou os seguintes trabalhos: “A Pequena Gigante no Mundo da Leitura” de Nicoly França e “João Pilarski, um Ser Especial” de Isolde Maria Waldmann. Cada uma das obras contempladas receberá um prêmio no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). O livro resultante deste concurso, além das biografias premiadas também contará com a biografia de Osvaldo Pilotto, de autoria de Aída Mansani Lavalle.  4) Resultado do Edital do Concurso de Fotografias e Videodocumentários sobre a atividade Cultural de Ponta Grossa: a presidente informou que a Comissão Julgadora formada pelo jornalista Jair Marques da RPC, a jornalista Priscila Zambolim da TV Educativa e Paula Melani, professora do Curso de Jornalismo da UEPG, analisou os trabalhos participantes dos Concursos Municipais de Videodocumentários e de Fotografias sobre a produção cultural em Ponta Grossa – Edição 2012 e o resultado é o seguinte: VIDEODOCUMENTÁRIOS - 1º lugar – “A Beleza da Dor” de Maria Fernanda Lameu Teixeira, que receberá o prêmio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) e 2º lugar – “As Rodas da História” de Kevin William Kossar Furtado, que receberá o prêmio no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). FOTOGRAFIAS - 1º lugar – Ensaio Fotográfico “Joias Culturais da Princesa dos Campos” de autoria de Marco Favero, que receberá o prêmio no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). 5) Resultado do Juri Popular do Concurso de Videodocumentários “Mário e Romário Krenski”: a presidente informou que no dia 24 de novembro, no Auditório B do Teatro Ópera foi realizada a sessão para o júri popular do Concurso “Mário e Romário Krenski”, com o seguinte resultado:1º Lugar: “O Último Cowboy de Ponta Grossa” de Elaine Javorski; 2º Lugar: “O Rock por trás dos Palcos” de Guilherme Ricardo Miara; 3º Lugar: “Assim se fala lá de onde eu venho” de Elaine Javorski; 4º Lugar: “Alma Gaúcha” de Gildo Antonio Vicente da Silva. 6) Fórum Regional de Cultura: Os Conselheiros Hélcio Kovaleski e Sérgio Gadini fizeram um relato sobre o Fórum Regional de Cultura dos Campos Gerais realizado no dia 24 de novembro, no Centro de Cultura, destacando que houve uma participação significativa de pessoas, representando duas cidades: Ponta Grossa e Telêmaco Borba. O documento que foi gerado durante o encontro foi encaminhado pelos representantes dos Campos Gerais, Victor Miranda, Hélcio Kovaleski e Paulo Henrique Capilé para todos os Conselheiros de Cultura do Paraná que acrescentaram novas propostas e o mesmo foi incluído na pauta da reunião do CONSEC, realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Curitiba. Hélcio propôs que se faça o próximo Fórum no mês de março, pois seria uma preparação para a Conferência Municipal em abril. Cirillo lembra a todos que o MINC informou que no próximo ano será realizada a 3ª Conferência Nacional de Cultura e é necessário ter atenção para os prazos de convocação das Conferências Municipais e Estaduais, para que tenham validade jurídica. 7) Reunião do Grupo Pró-Gestão Feira/Festival Literário PG 2013: Os conselheiros Sérgio Gadini, Lucília Tramontin e Cirillo Barbisan relataram aos presentes os resultados da primeira reunião do Grupo Pró-Gestão Feira/Festival Literário PG 2013 e foi aprovada a inclusão nesta ata das propostas sugeridas naquela ocasião que serão elencadas a seguir: Foco/característica do evento: literatura/livro/leitura e demais atividades tais como teatro, música, vídeo, fotografia entre outras, que possam interagir com o mote principal do evento. Orientações Preliminares: 1) Conselho de Políticas Culturais será co-gestor do evento. 2) Necessário manter uma coordenação geral (representativa, atuante e participativa). Custos de realização: 1) Garantir planejamento/execução (mínimo) com seis meses antecedência; 2) Indicar custos estimados (com base em 2012): 3) Retomar proposta Vale-Livro individual (para estudantes e professores da rede municipal e, se possível, discutir com Núcleo Educação viabilidade para ampliar na Rede Estadual de Ensino); 4) O Órgão gestor municipal de Cultura deve ficar atento aos editais de apoio a eventos literários (site MinC e afins) e, ao mesmo tempo, acionar Secretaria de Estado da Cultura do Paraná para garantir apoio. Data referência e local: 1) Indicação é realizar no início de outubro/2013, considerando agenda dos demais meses e também para garantir a viabilidade do projeto. 2) Realizar o evento em um único espaço, capaz de integrar as mais diversas ações (paralelas e integrantes do projeto) como a Praça da nova Biblioteca Pública ou similar. Sobre livreiros/expositores: 1) Garantir espaço/estrutura (serviços, sanitários, etc);  2) Rever normas aos livreiros como uso do espaço, descontos e valores acessíveis, obras de autores locais, entre outros. Outras Preocupações: 1) estabelecer contatos com livreiros e palestrantes internacionais; 2) garantir no espaço de realização acesso livre a internet wireless (sem login/senha ou com login/senha amplamente divulgados) e um stand com computadores fixos; 3) prever trabalho de curadoria no planejamento; 4) agendar livrarias e editoras para garantir obras dos convidados/palestrantes da feira; 4) assegurar sala de imprensa ou espaço reservado a órgãos de comunicação durante a feira, com tomadas para computadores e acesso a internet; 5) Praça de alimentação com lanches com qualidade e opções  acessíveis; 6) Pensar formas de conquistar participação de estudantes de escolas estaduais, particulares e das instituições de ensino superior da Cidade, além de garantir participação da rede municipal (estudantes e docentes); 7) Avançar com parceria junto a AMCG para se tornar a participação das cidades da região efetiva e concreta; 8) Fortalecer parceria com sistema S (Sesc, Senai, Senat, Senac e Sesi) com ações junto ao evento literário; 9) Buscar indicadores para levantar o fluxo de participantes do evento (estudantes, por motivação e também do público espontâneo): algum possível cadastro para sorteio, informações em estantes de venda etc; 10) abrir diálogo, via CMPC, com o grupo executivo da próxima gestão, para avançar na organização do evento literário. 8) Poesia nos Totens: a presidente informou que a arte das lâminas já foram encaminhadas para a gráfica para impressão, faltando somente negociar o espaço para exposição. O conselheiro Gadini sugeriu que fossem exibidas nos totens no final de dezembro e início de janeiro. 9) Homenagem à Marcia Sielski: O conselheiro Carlos Fontes sugeriu e o CMPC aprovou homenagear a ex-conselheira Márcia Sielski dando o seu nome para o Concurso de Identidade Étnica de 2013. 10) Convite para a inauguração da nova sede da Biblioteca Pública Prof. Bruno Enei e do Centro de Música: A presidente entregou aos conselheiros, convite da inauguração da Biblioteca Pública Municipal, dia 12 de dezembro às 18 horas, e do Centro de Música Maestro Paulino Martins Alves e Complexo Cultural Jovani Pedro Masini, dia 18 de dezembro, ás 18 horas. A presidente informou ainda que nos dias 18 e 19 de dezembro, na plataforma da Estação Saudade, às 20 horas, acontecerá duas Cantatas de Natal, com a participação de mil crianças das Escolas Municipais, como resultado do processo de capacitação dos professores de músicalização infantil. Um total de 140 professoras foram diplomadas no dia 09 de dezembro, no Teatro Ópera, e foram capacitadas pelos professores do Conservatório Maestro Paulino. A FUNARTE fez um convite ao município para apresentar este projeto de musicalização na cidade de Natal, no mês de abril de 2013, na Conferência Nacional de Educação Musical. O projeto é inédito e com uma boa relação custo/benefício. A presidente sugere que o Conselheiro Rafael, do segmento de música, participe nessa apresentação representando o Conselho. A presidente informou também que no período de 04 a 09 de dezembro, foi realizado em Ponta Grossa o Painel de Bandas da FUNARTE, com 14 professores de música de grande expressão no cenário nacional, com a participação de aproximadamente 140 alunos de todo Brasil. Na sequência a presidente informou que o Conservatório enviou ao MINC um projeto para o incremento das atividades artísticas da Orquestra Sinfônica, Coro e da própria escola, solicitando investimentos do Fundo Nacional de Cultura e o mesmo já foi aprovado na primeira etapa, a de critérios técnicos e documentais. 11) Lançamento dos CDs e DVDs dos concursos de música e videodocumentários: Ficou decidido que os CDs e DVDs que estiverem prontos serão lançados na inauguração do Centro de Música no Dia 18 de dezembro. 12) Enquadramento dos inadimplentes dos editais de artes cênicas: o conselheiro  Hélcio solicitou informações sobre a prestação de contas dos editais de circulação de teatro e dança e do edital de apoio à montagens teatrais de 2007. O conselheiro Cirillo informou que além dos grupos que já o fizeram, o “Grupo Asterisco Cênico”  com o espetáculo “Mente a sua Mente” encaminhou via e-mail o seu relatório de apresentações. Falta ainda a manifestação do Grupo “Abuso em Cena”. Informou também que os dois Grupo de Dança completaram as suas apresentações sob a supervisão da Divisão de Dança e Folclore, mas ainda não apresentaram formalmente os relatórios. Quanto ao Edital de 2007, não houve manifestação de nenhum dos inadimplentes, apesar do edital que dava prazo até 07 de dezembro. O conselheiro Hélcio solicitou que o processo de cobrança seja encaminhado, já que o prazo dado para regularização se esgotou, tendo a aprovação dos conselheiros. 13) Próxima reunião do CMPC – A próxima reunião do CMPC ficou marcada para  o dia 18 de fevereiro de 2013,  3ª segunda feira do mês de fevereiro, após o carnaval. 14) Despedidas da Presidente do CMPC: A Presidente Elizabeth Schmidt agradeceu a colaboração de todos os conselheiros e o apoio recebido durante todo o tempo de sua gestão frente a SMCT. Comentou ter recebido muitas homenagens, diplomas de mérito, reconhecimento pelo trabalho, e diz estar muito realizada e se sente uma pessoa privilegiada por ter vivido esses oito anos com todas as pessoas que a rodearam, declarando que ela não fez nada sozinha, que teve uma equipe imensa junto a ela, onde todos deram o melhor de si para superar os desafios. Disse que tentou fazer o melhor que pode dentro das condições que se apresentaram e espera ter errado pouco em relação às expectativas. Agradece imensamente o respeito que recebeu de todos, que sempre se sentiu tranquila pelo convívio harmonioso que teve com todos os conselheiros e servidores. Pediu desculpas se algo não ocorreu do inteiro agrado, e se colocou à disposição para colaborar no que puder. Encerrou desejando a todos um Feliz Natal e um ano de 2013 cheio de realizações. Nada mais havendo a tratar, foi finalizada a reunião e a ata vai por mim, Luiz Cirillo Barbisan, redigida e assinada por todos os presentes:

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